terça-feira, 25 de março de 2014

18 comentários:

  1. Muito antigamente, os filósofos afirmaram que tudo era composto pelos quatro elementos - água, terra, fogo e ar *1ª imagem* - no entanto com os avanços que a humanidade passou isso já fora descartado. Estudos foram realizados durante vários séculos - e ainda são feitos - para determinar 'do que são formadas as coisas'.
    Pesquisas feitas muito tempo depois apontaram á algo novo, o átomo. As teorias que o rondam são inúmeras e as aceitas sofreram várias mudanças, até chegarmos ao que temos hoje. A teoria atual diz que: A massa do átomo está mais considerada no núcleo (+), esté está rondado por uma eletrosfera onde se encontram os eletrons (-) *2ª imagem*
    Esta é a teoria aceita mais atual, que ainda pode sofrer modificações.



    Aluna: Nathália F. da Silva
    Ano: 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Nathália :D Não esqueça que, no núcleo também se encontraram partículas neutras que contribuem também para massa do átomo. Bons estudos!

      Prof. Verlucia.

      Excluir
  2. O universo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons(+) e nêutrons(sem carga). Ao redor do núcleo existe a eletrosfera que contém elétrons(-), essa teoria existe desde o ano de 1932(criada por Rutherford e Bohr). Antes disso, Dalton havia dito que o átomo era como uma ''bolinha de bilhar'', muito pequena e indivisível (ainda não se havia descoberto as partículas subatômicas). Depois Thomson mostrou sua teoria que dizia que o átomo era como um ''pudim de passas'', tendo sua massa com carga positiva e pequenos pontos negativos. Algum tempo depois, Rutherford disse que havia um núcleo positivo, um espaço vazio e ao redor elétrons.

    Aluna: Larissa Oliveira dos Santos.
    Série:1º ano 'A'

    ResponderExcluir
  3. Larissa, complete seu comentário fazendo observações da primeira imagem.

    Prof. Verlucia.

    ResponderExcluir
  4. Tudo vem da matéria e a matéria é composta por átomos.Que contém no núcleo,os prótons e os nêutrons.
    Os átomos quando se juntam a outros,formam as moléculas que vão se juntando a outras moléculas e ficando cada vez maiores.Daí surgem as matérias.
    Essa é a explicação para o surgimento do universo.Dize-se que tudo começou com um átomo,que se juntou a outro e foi formando moléculas,que ficaram cada vez maiores.Assim se formou o universo e tudo que nele habita.

    GRUPO: Rosângela,Yure,Mariana,Karolaine Costa,Ermeson,Rodrygo e Douglas
    TURMA: :1º ano B

    ResponderExcluir
  5. Equipe de Yure, comentem com o que vocês entenderam sobre as imagens.
    Prof. Verlucia.

    ResponderExcluir
  6. Os filósofos afirmaram que tudo era composto dos quatro elementos - água, terra, fogo e ar "1imagem" - no entanto com os avanços da humanidade passou isso essa teoria foi descartada.Pesquisas feitas muito tempo depois apontaram á algo novo, o átomo. Então surgiu uma nova teoria q diz que:"A massa do Átomo está mais considerada no núcleo"+" , está circulando por uma eletrosfera onde podemos encontram os Eletrons (-)"segunda imagem"

    Grupo: Adrikeyvem Adrian, Paulo Henrique /Turma:1ºano A Tarde

    ResponderExcluir
  7. A primeira imagem esta relacionada ao início da história.
    De início, o filósofo Aristóteles afirmou que toda matéria era composta por quatro elementos; água, ar, terra e fogo.
    Em seguida, químicos afirmaram que toda matéria é composta a base de átomos. Dai veio o questionamento, como seria esses átomos ?
    A palavra átomo significa indivisivel ( A, não ; tomo, divisivel ) .
    Surgiram a partir dai , teorias, para constatar como seria esse átomo.
    A segunda imagem relata a teoria atual .
    Teoria de Rutherford e Bohr .
    A teoria atual diz que, o átomo possui um núcleo pequeno ao centro com cargas positivas e neutras (prótons e nêutrons) e é cercado por eletrosferas com partículas de elétrons (carga negativa) que circulam pela eletrosfera e ão saem de sua órbita . Por isso não se chocam com o núcleo .

    Grupo : Paula Melissa, Karliene Silvestre, Rarylson Santos, Raissa Rodrigues, Raiza Morais e Ludimylla Ribeiro.
    1 Ano A

    ResponderExcluir
  8. O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.

    aluno: cleonildo da silva maximino
    série:1 ano A

    ResponderExcluir
  9. O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza. Turma 1C , Yanne Cibelly , Yzamara Pereira , Mariá Mello e Ana Carolina

    ResponderExcluir
  10. Equipe 1C, o comentário de vocês está igual ao de Cleonildo Neto.
    Prof. Verlucia.

    ResponderExcluir
  11. os filosifos antigamente afirmavam que o mundo era composto por apenas 4 elementos Água,Terra,Fogo e ar mais estavam enganados e com o passar do tempo foram se descubrindo outros elementos como H hidrogenio, Na sódio entre outro na segunda imagem mostra outra teoria do filosofos que fala que o mundo e uma estrutura de atomo onde existi uma eletrofera de eletrons negativo e um núcleo composto por protons positivo neutrons negativo.


    equipe: Rodrigo cruz e so kkkk ;-)
    serie:1c tarde
    prof: Verlucia

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, Rodrigo. Apenas um erro, quem fala sobre o átomo, já não são mais os filósofos e sim, teóricos e cientistas. Até mais!

    Prof. Verlucia.

    ResponderExcluir
  13. A terra é tanto composta pelo homem quanto pela química antigamente, a primeira teoria segundo os homens era construída por quatro elementos água,fogo,terra e ar . Mais com o passar do tempo tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás, essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental.
    Equipe: Lucas Vilela e Williams Lima
    Série: 1°Ano C
    Prof: Verlucia

    ResponderExcluir
  14. De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo comum, afinal o que compõe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás, essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental.

    Foram necessários vários anos de estudo para se chegar a essa concepção de átomo, e atualmente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas como, por exemplo, aparelhos eletrodomésticos como o forno microondas, a televisão, esses aparelhos possuem seus princípios de funcionamento baseados no átomo.

    Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria.

    Para um melhor entendimento acompanhe o seguinte raciocínio:

    O ouro é uma matéria, mas se ele é usado para se obter uma jóia, esse produto será considerado um objeto. Assim também acontece com a madeira, é uma matéria que dá origem a diferentes objetos: cadeiras, mesas, etc.

    E é basicamente assim que é formado tudo que vemos ao nosso redor, e esse conceito vai mais além, faz parte da composição do que não temos contato, como as estrelas, a lua, o sol, enfim, o átomo compõe o Universo.
    professora: verlucia
    alunos: Tarcísio,gracielly,Raphaella e Letícia
    serie: 1ª A tarde

    ResponderExcluir
  15. Bom a primeira imagem corresponde ao começo da história.
    No inicio de tudo os filosofos diziam que o universo era composto apenas de quatro elementos que eles seriam: o ar,a água,o fogo,e a terra,mas não era o certo pois nem tudo é constituído por esse quatro elementos como por exemplo nós seres humanos.
    Na segunda imagem,porem com o passar dos tempos foram surgindo outras teorias como por exemplo a de Dalton que era a da bolinha de bilhar,porém outras também surgiram como a de BOHR entre outras. mas ainda hoje muitos estudos ainda são feitos para descobrir e darmos uma certeza do que realmente o universo é constituído.

    Aluna: Keliane Nascimento
    Professora;Verlucia
    Serie; 1ano a tarde

    ResponderExcluir
  16. Os filósofos afirmaram que tudo era composto dos quatro elementos - água, terra, fogo e ar "1imagem" - no entanto com os avanços da humanidade passou isso essa teoria foi descartada.Pesquisas feitas muito tempo depois apontaram á algo novo, o átomo. Então surgiu uma nova teoria q diz que:"A massa do Átomo está mais considerada no núcleo"+" , está circulando por uma eletrosfera onde podemos encontram os Eletrons (-)"segunda imagem"

    Alunas: Thais Farias, Jordania araujo, Jandicely Marques

    Turma:1º A Tarde

    ResponderExcluir
  17. eu não entende nada obrigada por fazer eu perde meu tempo

    ResponderExcluir