quarta-feira, 19 de março de 2014

FICHA DE LEITURA



FICHA DE LEITURA


Profª Marlécia Maciel – Escola Estadual Profº Aníbal Moura

 NOME DO ALUNO _______________________TURMA_______Data____/___/__

ASPECTOS GERAIS

Obra:
Autor:
Nome do ilustrador:
Editora:
Edição:
Nº de páginas:
Coleção:
Lugar e data da edição:
ISBN:

Se alguns dos dados não estiverem no livro, o que é que devo fazer?
Se faltar a indicação da coleção, não se coloca nada.

Se faltar a indicação do lugar da edição, coloca-se
S.L.
(ou seja, sem indicação de local).

Se faltar a data de edição (só devemos indicar o ano), escreve-se
S.D.
(ou seja sem data).

Se faltar o ISBN, não se coloca

GÊNERO DA OBRA

Poesia
Teatro
Conto
Novela
Romance
Ensaio

 TEMA PRINCIPAL
Amor
Aventuras
Ficção Científica
Policial
   Guerra     

PERSONAGENS
Quais são?
O que fazem na história?
Quem aparece mais vezes na história?
Como é o personagem principal? 
Personagens  principais
Nome
Principais traços físicos e psicológicos de cada uma



LOCAL
Onde se passa a maior parte da história?
Como é o lugar?
TEMPO
Quando acontecem os fatos?
Como você sabe disso?
ENREDO
Qual é a ideia principal da história? Curto  resumo da obra, que não deve exceder as 10

COMENTÁRIOS
Você achou o título da história adequado? Por quê?
Que outro título você daria ao livro? Por quê?
Com a leitura deste livro, o que você aprendeu?
Você gostou da história? Por quê?
Você indicaria este livro para o seu amigo ler? Por quê?




36 comentários:

  1. O livro conta a história do autor quando ainda era criança, vivia invetando aventuras com seus amigos: mariana e um cachorro de estimação e um coelho.
    Em várias de suas aventuras que ele passou na sua infância ele usou sua imaginação quando disse que tinha voado tão alto que passou perto de um avião e o piloto tinha salvado sua vida pois já estava indo de cara com o chão.
    E uma de suas outras aventuras e quando ele vai para o cinema assistir a um filme e chegando lá e um filme que conta a história de um homem que faz milagres, ao sair do cinema ele foi para casa e quando chegou em casa imaginou como seria se ele tivesse esse poder quando seu irmão o manda desligar a luz ele olha para lâmpada e ordena que a luz se apague e ela se apaga sozinha, ai ele pensa meu deus estou fazendo milagres e faz vários milagres, conhece Tarzan, mandrake e vários personagens ai de manhã logo cedo ele acorda e ver que tudo isso não se passava de um sonho.
    (Jerbson viana) 1 ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Jerbson continue lendo, participando das atividades você ´terá um lindo futuro.

      Excluir
  2. Escolhi obra com o titulo O QUINZE da autora RACHEL DE QUEIROZ, o livro fala sobre uma grande seca que ocorreu em 1915, nessa obra há duas ações paralelas-o retirante com o seu drama e a comunicação impossível entre ceição e vicente. Livro no fundo amargo, porque é o livro do amor irrealizado. (MARINA BEATRIZ 1°C)

    ResponderExcluir
  3. João Romão, português ambicioso, compra pequeno estabelecimento comercial na cidade do Rio de Janeiro ao lado do qual morava uma escrava fugida Bertoleza que possuía uma quitanda e algumas economias com quem João Romão passa a viver. Com o dinheiro de Bertoleza, o português compra algumas terras, aumentando seu patrimônio e forja uma carta de alforria para sua companheira. Com o decorrer do tempo, João Romão começa a construir casas verdadeiros cubículos! que passam a compor um movimentado cortiço ao lado do qual vem morar outro português, o Miranda, de classe média alta, cuja mulher leva vida irregular. Miranda não gosta nem um pouco da proximidade com o cortiço onde moram os mais variados tipos: brancos, pretos, mulatos, lavadeiras, malandros, assassinos, vadios, benzedeiras, etc., dentre os quais se destacam: Machona, lavadeira escandalosa; Alexandre, mulato antipático; Pombinha, moça boa que acaba por se prostituir; Rita Baiana, mulata faceira; Firmo, malandro valentão; Jerônimo e sua mulher, e outros mais. No cortiço há várias festas. Nelas, Rita Baiana, provocante e sensual, enlouquece a todos os homens causando brigas que culminam numa verdadeira “guerra” entre o cortiço de João Romão "Cabeça-de-gato" e o cortiço vizinho “Carapicus”. Porém, um incêndio em vários barracos do “Cabeça-de-gato” põe fim à briga coletiva. João Romão, agora endinheirado, reconstrói o cortiço e decide casar-se com Zulmira, filha de seu vizinho Miranda. Só há uma dificuldade: Bertoleza. João Romão tem um plano para livrar-se dela: denuncia aos antigos proprietários da escrava seu atual paradeiro. A escrava, com a chegada da polícia, compreende o que estava acontecendo e corta o ventre com a faca com que preparava a refeição de João Romão, morrendo diante de seus olhos. Ironicamente, abolicionistas aguardam na sala de João Romão para entregar-lhe um título de benfeitor benemérito. (Thiago Fernandes) 1 C

    ResponderExcluir
  4. Capitães da Areia, o livro conta a história de um grupo de crianças que foram abandonadas, que vivem em um trapiche, eles são como uma gangue só que formada por crianças que assombram a cidade de Salvador com seus roubos o líder da gangue é conhecido como Pedro Bala.
    Autor do livro: Jorge Amado.
    Mariana Morais - 1º C

    ResponderExcluir
  5. Reflexos do baile – Antonio Callado
    O livro conta a história do sequestro de um embaixador - medida bastante usual pelos militantes de esquerda. Qualquer semelhança com a realidade brasileira, não era uma mera coincidência. Era o estilo Callado de escrever. Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiro.
    O livro é um mosaico: composto por fragmentos de cartas, bilhetes, telegramas, diários, etc. Apenas fragmentos. Cada personagem tem seu estilo. Não conhecemos seus rostos. Não há um narrador descrevendo os personagens física e psicologicamente. Há apenas as palavras. É com elas que se formam os personagens. Nesse sentido, o livro é maravilhoso, Chamou-me a atenção a questão daquelas cartas em inglês, trocadas entre o diplomata Clay e sua esposa. A tradução é do autor, e nelas o autor dá grandes "intromissões" na narrativa...

    aluna; Syndel Dayane Serie’’ 1 ano B manhã

    ResponderExcluir
  6. O esconderijo do tempo- Mario Quintana
    O livro Esconderijos do Tempo, do poeta brasileiro Mario Quintana, é considerado um livro de maturidade do autor pois aprofunda as iluminações de Quintana sobre a memória, a velhice, a morte e a própria poesia. Mas, ao mesmo tempo, dá uma clara demonstração da juventude, do frescor que Quintana conseguiu preservar em seus livros ao longo de toda a sua trajetória.
    O livro é constituído de 50 poemas geralmente breves e de versos livres ou em prosa, havendo apenas um soneto. Quintana praticamente se utiliza de todos os metros, das redondilhas menores e maiores aos versos longuíssimos. Explora, inclusive, e com excelente efeito, seqüências de versos de uma única sílaba. Há canções e danças, aparentando o poema à música, além da forte coloquialidade em muitos poemas, chegando-se mesmo à utilização de formas tipicamente orais da fala. Diferindo um pouco de seus livros anteriores, não são muitas as pequenas cenas do cotidiano e da natureza que tanto o singularizam.

    Aluna; Samara Costa Serie’’ 1 ano B ‘’manhã’’

    ResponderExcluir
  7. professora, eu não entendi o significado da palavra isbn.

    ResponderExcluir
  8. o livro conta a historia conta as histórias de guma, judith, maia clara, mestre manoel e eles falam que ouviram uma voz mas não tenha certeza mas depois foi ver que era o seu pai vindo com uma mulher e ele disse:" essa é a minha nova namorada porque os amigos deles disseram que ele que ele era frocho e não tenha coragem de chegar em uma mulher, porque ele não tem disposição em chegar e fala algum que interesse.Um dia guma vil uma mulher mas ela não disse nada, em outro título fala das tempestade e explica que se as pessoas forem entrar no mar eles não voltam nunca mais de lar um belo dia veio a notícia que o esposo de judith morreu mas ninguém tenha coragem de dizer aquilo para ela mas guma pegou e teve coragem de dizer para ela isso quando soube ficou muito triste porque nunca e ia ver aquele homem amoroso, gentil, mas depois guma ficou do lado dela apoiando na casa dela a e ela pesando que pensa que o filho também pode morrer como o pai.E depois ela perdeu o seu filho do mesmo jeito que morreu o seu grande amor que nunca mais e ver o seu amor que tanto amava e perder o seu marido no mar.


    aluna: debora paulino

    série: 1 ano c manha

    ResponderExcluir
  9. o livro que eu lei fala sobre o RACIMO que muita gente hoje tem muito rascimo com as pessoas
    por que algum são gordas outras são magras e muita agente não sabe que e o rascimo fala as coisa sei sabe o livro que eu lei fala sobre bem o rascimo quem não sabe um pouco do rascimo eu queria que vc observa-se esse livro ele e muito otimo nem eu sabia oq era rascimo mas depois que eu lei eu aprendi um boas coisa sobre o rascimo ...
    Diego Caetano

    ResponderExcluir
  10. o livro que eu li fala de um jovem que embarca numa aventura ,com vários marinheiros em busca de tesouros escondidos. Nisso , ele conhece lugares diferentes que nunca tinha conhecido ...
    CARLOS HENRIQUE

    ResponderExcluir
  11. o livro que li,fala de um garoto que mora perto de um cemitério que toda noite ver um monstro perto de sua casa,ele pensa que é um pesadelo,mais na verdade é uma realidade,sua mãe tem um câncer,e so mora eles dois em casa..
    O garoto até hoje vê esse mostro toda madrugada as 00;07
    Juliana Carvalho

    ResponderExcluir
  12. esse livro que eu li , sobre Iracema fala sobre o romance, iracema conta o amor entre uma india tabajara , proibidas a os homem por ser sacerdotisa de tupã , e o portuquẽs martim que segundo na lenda , fundou a ceará ao construir ali a primeira missão cristã. simbólico e poético, o romance sobre a virgem dos estrei imagens da natureza da vida dos índios e da linga tupi. por que houver tratado assuntos nossos. ha um modo de ver de sentir que da a nota intima da nacionalidade independente da face externa da coisa....... só isso que o livro de Iracema fala obg........
    NOME: CRISLAYNE DA SILVA SERIE: 1° ANO TURNO: MANHÃ

    ResponderExcluir
  13. Diários Do Vampiro - O Confronto - L. J. SMITH
    Elena conseguiu o que queria , Stefan é seu . por outro lado ela é muito parecida com uma antiga namorada dele , Katherine .
    mais o irmão de Stefen , Damon também era apaixonado por Katherine , que é idêntica a Elena e ele si apaixona por ela também , os dois irmão protegem Elena d tudo e de todos pois ela é a chave de tudo .
    ela é a chave para acabar a maldição do dia e da noite , essa é uma maldição em que os lobisomem só pode si transformar na lua cheia e os vampiros só podem andar durante a noite .
    Aluno : Cicero Lira Gomes Neto 1º ano B

    ResponderExcluir
  14. O livro foi ótimo o assunto foi bem bacana, gostei bastante. um livro pequeno mais de grande sentido.
    Aluno:Luis Carlos 1º Ano C

    ResponderExcluir
  15. Mitologia Grega --- Trata-se de um livro onde contas histórias de vários heróis e Deus gregos da antiga Grécia e Roma.
    A parte onde mais me interessei foi a história de Perseu, onde ele nasceu filho de um Deus e de uma humana, logo ele sendo um Semi-Deus, onde ele entra em uma aventura em busca da cabeça da Medusa, para poder salvar a ilha de Argo, da maldição jogada por Hades, com a permissão de Zeus, que é o pai de Perseu, Hades solta um terrível monstro para destruir a cidade, e a unica forma de impedir o monstro é sacrificando a princesa de Argo, e foi onde Perseu teve a ideia de ir em busca da Medusa, parar a matar, e pegar sua cabeça, para matar o monstro, pois quem olha pra o rosto da Medusa, vira instantaneamente pedra. E assim , Perseu consegui matar o Kraken, de Hades, e salvou Argo, assim sendo abençoado por Zeus, seu pai.
    Leonardo Gouveia 1ºC - Histórias Gregas Antigas.

    ResponderExcluir
  16. O nome do livro que li é ,O fantasma do tarrafal, o livro fala sobre um menino que mora com seu avô
    Aurélio e um casal de mulas, moram numa casinha de duas janelas e etc.
    ao passar do tempo os pais do menino zé mandou pra ele um acordeão de Lisboa
    e o avô dele o ensina a tocar, depois de aprender a tocar ele animava as festas e shows.
    depois de uns dia ele conhece um menina numa festa q que liberta o pai dela que por causa de uma musica foi preso no Tarrafal,e o menino tremendo de medo vai la no Tarrafal tocar pra liberta o pai dela. Ai ele começa a tocar e o pai dela começa a se liberta e ele para de tocar e a menina chorando,corre e vai abraçar o pai e agradece a o goroto e o pai da menina feliz ensina o garoto a musica que ele tocou e foi preso, e o garoto aprende e começa a tocar nas festas e as pessoas se lembra da musica começar
    a gostar mais do garoto e fim.Gostei muito do livro muito bom. Dalbert Dalton 1°ano C

    ResponderExcluir
  17. O livro que li tem o nome Lisbela e o Prisioneiro, fala de uma mocinha que chega no sertao para morar com sua familia , e com seu casamento marcado se apaixona por um rapaz complicado que le traz muitos problemas com sua familia e tambem passa por coisas muito divertida, agora apesar disso tudo ele passa por cima disso tudo e se casa com ele e terminam seus dias no sertao com ele ..
    Denis Souto 1º C

    ResponderExcluir
  18. FICHA DE LEITURA


    Profª Marlécia Maciel – Escola Estadual Profº Aníbal Moura

    NOME DO ALUNO: Denis Souto Silva TURMA: 1º B Data13/04/2014

    ASPECTOS GERAIS

    Obra: Lisbela e o Prisioneiro
    Autor: Osman Lins
    Nome do ilustrador: Rodrigo Carvino Lopez
    Editora: Planeta no Brasil
    Edição: S.L
    Nº de páginas: 116
    Coleção:
    Lugar e data da edição: S.D
    ISBN: 978-857665-596-1

    GÊNERO DA OBRA

    Teatro

    TEMA PRINCIPAL
    Amor

    PERSONAGENS

    Quais são?
    Jaborandi, Testa-Seca, Citonho, Paraiba, Ten.Guedes, Leleu, Juvenal, Heliodoro, Lisbela, Dr. Noemio, Taozinho, Frederico, Lapiau .

    O que fazem na história?
    Participam da historia
    Quem aparece mais vezes na história?
    Lisbela

    Como é o personagem principal?
    Lisbela – e uma mocinha que se apaixona por um rapaz do sertão.
    Leleu – e um aventureiro do sertão foragido

    Principais traços físicos e psicológicos de cada uma

    Lisbela - e sonhadora.
    Leleu – e um foragido


    LOCAL

    Onde se passa a maior parte da história?
    No Sertão
    Como é o lugar?
    Com o tempo ensolarado e seco

    TEMPO

    Quando acontecem os fatos?
    Em um dia de sol

    Como você sabe disso?
    Pelo o que o livro diz

    ENREDO

    Qual é a ideia principal da história? Curto resumo da obra, que não deve exceder as 10

    A ideia principal do livro e mostra para o leitor o quanto e importante você não desistir de quem gosta ate porque existi saídas e caminhos por vários lugares para você contornar um problema e resolve-lo, como mostra na historia o tanto que os personagem Lisbela e Leleu com toda sua graciosidade e diversão passaram por vario dificuldades no seu relacionamento começando com sua família que não queria que ela ficasse com ela por ser uma pessoa que fazia coisas erradas e se envolver com matadores , mas apesar de tudo isso Lisbela conseguio conversar com sua família depois de muitas confusões e convencer os seus pais de que ele vai se transformar em uma pessoa melhor e após essa conversa os pais dela ver que ela realmente que ele e deixa tudo acontecer entre ele dois e dai os dois se casam e vivem suas vidas juntos.

    COMENTÁRIOS

    Você achou o título da história adequado? Por quê?
    Sim . Porque se adequou a historia

    Que outro título você daria ao livro? Por quê?
    Lisbela e sua paixão . Porque seria bem legal esse titulo

    Com a leitura deste livro, o que você aprendeu?
    Que não devemos desistir de quem gostamos

    Você gostou da história? Por quê?
    Gostei sim . Porque e historia e bem divertida e romantica

    Você indicaria este livro para o seu amigo ler? Por quê?
    Sim . Porque a historia e interessante

    Denis Souto 1º B

    ResponderExcluir
  19. O livro que eu lie foi Os Capitães da Areia, esse livro fala sobre garotos sem pais que vivem juntos como um grupo, e assim como muitos orfãos que vivem na rua eles praticam aros ilicitos como o roubo e o consumo de drogas, esse garotos sãos as vezes temidos por algumas pessoas por seus atos de roubo ms tambem tem pessoaa que tentam ajudalos como o padre José Pedro.
    Esses garotos são tratados com apelidos que ganharam de acordo com qualidades fisicas ou intelectuaes como o Professor, um dos garotos do bando que ganhou esse apelido por sua inteligencia.
    O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala que desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder
    das crianças. O grupo ocupava um trapiche abandonado na praia e era formado por mais de cinquenta crianças.
    Outra personagem que compõe o grupo é o Gato, conhecido assim por ser tido como um dos mais bonitos ali.
    O livro ainda continua com varias historias e aventuras desses garotos, como sem perna garoto que ganhou esse apelido por uma deficiencia, ele foi usado como isca para atrair uma familia que o adotou e logo depois ele ajudou a roubala.
    No livro tambem se conta a paixão de Bala por uma garota chamada Dora que tambem e orfã e que por iniciativa do Professor consegue abrigo no bando, ela termina morrendo mas não sem concretizar sua paixão por Pedro Bala.
    André Gomes 1º A

    ResponderExcluir
  20. O livro que eu li fala sobre um valente marinheiro italiano Giuseppe Garibalde que vem ao Brasil e participa da guerra dos farrapos , junto do general Bento Gonçalves.
    La ele conhece a jovem Manoela , sobrinha do General bento e por ela se apaixona perdidamente , mais ele pensa bem e vê que era um amor sem futuro . O LIVRO que li escreve um romance de amor belo e triste,que se desenrola no meio de uma da grandes guerras da história do Brasil, onde durante dez anos homens e mulheres de grande valor lutaram pela republica e pela liberdade .

    Meiryellen Machado de Araujo 2ºC

    ResponderExcluir
  21. eu gostei muito do livro porque o livro tem fatos que se em caixa muito bem na história do livro,a capa do livro está bem adequado porque a história do livro mostra exatamente o que a capa diz (boca do inferno).
    Mais no meu ponto de vista eu colocaria o titulo da capa inferno na cidade que também iria se encaixar muito bem na história tem fatos que mostram a cidade um paraiso natural mais onde demônios aliciavam alma para boca do inferno.
    O livro e muito bom,com ele eu aprendi muito principalmente com os fatos ocorrido na história.Na verdade eu gostei muito do livro,gostei tanto que eu indico ele para amigos,colegas,e ate professores também pois ele mostra uma história muito interessante de si ler.

    ResponderExcluir
  22. O livro que eu lí Tristão e Isolda é uma história de amor trágico entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda. De origem medieval. Tristão a serviço do seu tio rei Marcos vai buscar a Princesa Isolda para se casar cm o Rei, na viajem de volta Tristão e Isolda acidentalmente bebem da porção mágica do amor preparada para o rei e Isolda, aí se apaixonam perdidamente um pelo outro. Quando voltam ao castelo eles mantém um romance proibido, por essa causa Tristão é banido do reino... depois de um tempo ele se casa com Isolda das maos brancas mas ele nunca esquece seu grande amor Isolda, Tristão se fere numa guerra e morre, sua amada Isolda também morre de tristeza ao receber a noticia.
    Amei o Livro! Muito bom... Recomendo!

    Aluna: Elaine Santos 2° C

    ResponderExcluir
  23. O carrasco que era santo é uma linda história de Tia Bilu , o carrasco era um homem que trabalhava no circo de se chamava Ludgero, pois um dia Ludgero sentiu que seu coração não queria ele mais no circo e com isso ele tomou outro rumo com um cachorrinho que se chamava Miudinho pois também trabalhava no circo. Miudinho lhe ajudou a encontrar uma igreja abandonada pois o Carrasco Ludgero que era um homem bruto não sabia que era santo. Com isso Ludgero e Miudinho foram reformando a igreja abandonada e aos poucos com ajudas de vizinhos que moravam por perto foram ampliando a igreja a deixando mais bonita. Miudinho se encantou com uma imagem de um santo que estava na parede, e aos poucos encantados pela imagem foi ficando mais quieto e morreu. Deus deu uma igreja para Ludgero , ele saia de porta em porta oferendo conselho e oração, além de aprender a fazer remédios de ervas medicinais. .Com a morte do carrasco, o rei ordena que Ludgero assuma o cargo. Inconformado com a pena de morte, ele e seu amigo Libório armam um plano de fuga para os condenados. Lenda medieval narrada por uma contadora de histórias, que diverte e ao mesmo tempo provoca sérias reflexões. .Com a morte do carrasco, o rei ordena que Ludgero assuma o cargo. Inconformado com a pena de morte, ele e seu amigo Libório armam um plano de fuga para os condenados. Lenda medieval narrada por uma contadora de histórias, que diverte e ao mesmo tempo provoca sérias reflexões.

    João Rufino de Sousa Neto 1º ano B Manhã

    ResponderExcluir
  24. O livro foi muito bom porque fala da humanida familiar tambem fala a fuga dos amigos liborio que eles arman um plano de fuga para os codenados lenda medieval 1a manha

    ResponderExcluir
  25. No livro o menino grapiúna de jorge amado fala sobre a formação dele,da infancia á adolescencia.Ele diz que na regiao grapiúna não havia lugar para vagabundos,o trabalho era muito pesado e sem tréguas.Conheceu aventureiros de todas as condições em busca de dinheiro fácil.La os coronéis manobravam os baralhos de poquer com a mesma segurança com que manejavam os revolveres.muitos aventureiros passou a vida nos cabares outros nao se acostumaram com os costumes da regiao.Aprendeu a ler sem ir a escola e jogar poquer com seu tio álvaro amado. aluno: Andre queiroz 1ºano B

    ResponderExcluir
  26. Drácula ,Frankentein , Mr Alyde - O monstro ... Castelos com passagens secretas vãos escuras , masmorras .. E o Terror aquele que nos obriga a dar uma espida para traz na hora em que o vampiro taca ,na historia que li . na hora em que a assombração aparece nas linhas da pagina . na hora em que o inexplicavel . o que não podia acontecer nos desperta ... desejo . em Os Goticos vamiros , munias , fantasmas e outros astros da literatura do terror ; as íores assombrações resolvem aparecer os tumbas se abrem , os sacofogos rangem o luar revela o que nos chega do outro tive sustos no atacado ....

    ResponderExcluir
  27. O Livro fala de dois jovens que se, chama joão e laurinha que cresceram juntos desde criança , e ao longo do tempo foram se gostando eram adultos si amando , ate que chegou uma triste para joão , o amor da sua vida morreu , joão passa mais de amo procurando o motivo da causa da , morte de laurinha , mas ele só descobril uma pista mas ate hoje nao foi descoberto . Aluna : Ruth Hellem

    ResponderExcluir
  28. O livro fala da história do valente italiano Giuseppe Garibaldi vem ao Brasil e participa da guerra das farrapas, ao lado do general Bento Gonçalves. Aqui,conhece a jovem Manoela, sobrinha de Bento, e se apaixona por ela. Mas era um amor sem futuro. Aluna: Tamires Silva

    ResponderExcluir
  29. O livro fala sobre o amor entre o colonizador Martim e a índia Iracema , surge uma nova nação. Aventura e lirismo se misturam nessa lenda lírica , narrada em linguagem poética , em que José de Alencar apresenta metaforicamente as origens do Brasil. Iracema é um dos pontos altos do Indianismo em nossa literatura. Aluna: Kleyziane Raissa *_*

    ResponderExcluir
  30. este livro conta a historia das namoradas do pai de carol q se chamava julio, carol havia perdido as contas de quantas veses seu pai ja tinha namorado,certo dia carol havia se apaixonado por um dos filhos de uma das namoradas do seu pai, ela perguntava se isso q ela estava sentindo era paixao ou nao, mas ela fazia de tudo pra se encontrar com leo o menino q ela estava apaixonada. as namorada do meu pai- -de silvana tavano aluno:ruan lucas 1°ano B manha.

    ResponderExcluir
  31. O livro que escolhi chama-se NA ROTA DO PERIGO. Conta a historia de um garoto de 18 ano de idade que é obrigado pelo seu padrasto estudar contabilidade para trabalha na sua empresa mais ele não gosta da ideia pois o seu sonho é estudar jornalismo e foge de casa para tentar seu sonho. Chegando em São Paulo ele se hospeda na casa do tio que é alcolotra e vive dando golpes nos jogadores de sinuca e ensina ao sobrinho a fazer tal coisa, mais um dia o tio consegue ser preso mais ele consegue fugir depois consegue arrumar emprego em um bar chamado Paradise lá conhece um rapaz misterioso garçom que se diz vendedor de carros mais na verdade é um contrabandista ele se hospeda na casa desse rapaz, tal dia esse rapaz é descoberto e vai preso ele por sua vez continua trabalhando no bar conhece um linda jovem balconista. O rapaz é procurado por um homem da mancha preta que é mandado do rapaz contrabandista que pedi que ele dirija um caminhão ate um certo lugar e dai ele estará liberado mais quando chega no local ele conhece um carro mais fica na sua. Ele volta para sua cidade e chegando lá o padrasto pede para ele trabalhar na sua empresa dai ele conta o que viu na oficina quem a empresa de contabilidade do padrasto na verdade em um empresa de contrabando. Então ele e sua mãe vão morar em São Paulo construir um nova vida lá ele continua trabalhando no bar começa a namorar a moça do caixa seu tio sai da cadeia e tudo termina bem.

    Aluno: Juan Carlos
    Turma: 1 Ano C manhã

    ResponderExcluir
  32. O livro foi muito bom porque
    fala da humanida familiar
    tambem fala a fuga dos amigos
    liborio que eles arman um plano
    de fuga para os codenados
    lenda medieval

    Mateus Candido 1a

    ResponderExcluir
  33. ( Auto da compadecida ) é narrada pelo palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim. Quando o bispo descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não arrumasse problemas.
    Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo arma com Chicó para também tirarem vantagem da situação. Manda Chicó enfiar moedas em um gato e esconder uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.
    Como havia perdido seu animal de estimação e também era interesseira, João resolve vender o gato que “descomia” dinheiro para a mulher do padeiro, o gato no qual Chicó tinha colocado moedas. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Neste momento, estão reunidos todos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido ao padre, ao bispo e ao sacristão.
    Ouvem-se tiros e uma gritaria do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, este lhe dá de presente uma gaita abençoada por Padrinho Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.
    Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue; Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Severino, então, ordena a seu capanga que lhe dê um tiro e depois toque a gaita para que ele possa ir encontrar com Padre Cícero e depois voltar. O capanga obedece, atira, mas quando toca a gaita nada acontece. Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo.
    No céu, todos se encontram para o juízo final. O diabo e Jesus apresentam as acusações e defesas. João então chama Nossa Senhora para interceder por eles. É o que ela faz. O padre, o bispo, o sacristão, o padeiro e sua mulher são mandados para o purgatório. Severino e o seu capanga são absolvidos e enviados ao paraíso. João simplesmente retorna a seu corpo.
    Quando retorna, vê Chicó lhe enterrando, levanta e dá um susto no amigo. Depois de conseguir fazer Chicó acreditar que está vivo, os dois se animam e fazem planos para o dinheiro do enterro. Até que Chicó se lembra da promessa que fez a Nossa Senhora, que daria todo dinheiro caso João sobrevivesse. Depois de uma discussão, decidem entregar todo o dinheiro à Igreja.
    MARIA ROSANA 1C

    ResponderExcluir